top of page
Post: Blog2_Post

Não é mais ficção! Instituto MIT está trabalhando para criar "disco voador";

  • Foto do escritor: Fabricio Balbino
    Fabricio Balbino
  • 7 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de jun. de 2022

  1. Sempre estamos tendo um grande aumento na tecnologia neste século, e conforme o tempo vai passando cada vez mais vemos varias novidades no ramo tecnológico. De acordo com o canal da TOP LULU do you tube o MIT instituto de Tecnologia Massachusetts começaram a trabalhar em um projeto de nave de "disco voador" que sera usado para melhor exploração de corpos celestes como a lua e asteroides.


Ela seria extremamente leve e ser alimentada pelo campo de força da lua usando também pequenos propulsores iônicos, Oliver Jia Richards publicou em março um estudo sobre viabilidade desse projeto.


Como iria funcionar o "disco voador"


O começo desse projeto são as características dos corpos celestiais, porque como os corpos celestes como lua e esteroides possou a mesma atmosfera quase que nula, alguns dos efeitos causados são a criação de campos elétrico que repelem objetos no solo que ocorre pelo fato de intensa radiação também ao plasma circundante. E esta ideia e um pouco parecida com a das missão de Hayabusa que foram lançadas pela agência espacial japonesa, que a espaçonave ficou em volta de um asteroide e liberou pequenos Rovers na sua superfície, por isso por que também não criariam naves que flutuariam nestas superfícies?


Na lua o campo magnético conseguiu levantar poeira no maximo 1 metro de altura no entanto para ser essa energia os cientistas criaram um Rover de um material tipo de um pol⁷iéster que se chama Mylar muito usado em indústrias aeroespacial pelo fato que possui muitas características muito úteis como;

estabilidade e isolamento eletro, resistência à tração. O Mylar tendo estas propriedades seria conpativel com a superfície, e eles se repeliriam como imãs; e faria a nave flutuar.


E os estudiosos descobriram que a ideia funcionariam muito bem em pequenos asteroides, mais na lua que seria inviavel pois nosso satélite é grande o suficiente para prender a nave em seu abraço gravitacional, para evitar o problema os cientistar resolveram criar novo Rover que contém propulsores de íons que bombeiam íons positivos para lua para aumentando o campo elétrico natural, agora restava saber se isto seria suficiente para que o disco voador flutuava.


Modelo "disco voador" lunar


Apos os cientistas criarem um modelo matemático tiveram a descoberta que esses propulsores de íons eram o suficiente para fazer uma nave espacial de 0,9 quilogramas flutuar um centimetro em superfície da lua, e agora é possivel sem algumas peças moveis e também sem rodas mesmo diante das partes acidentadas do terreno.


E tudo o que criavam na teoria foi colocado a prova, criaram uma pequena nave hexagonal com mínimas 60 gramas com 5 propulsores de íons equipada, após isso fizeram um teste com um ambiente identico o da lua tentando fazer a nave flutuar e o resultado foi bem sucedido, e isto ja é um grande resultado na tecnologia para que também podem fazer maiores resultados no futuro.


• Veja também o vídeo

• Veja mais um poste sobre esta gategoria de ESPAÇO E GALÁXIA abaixo perto do rodape ⤵️


Comments


   ​Veja mais posts    

bottom of page