Além da pandemia do coronavírus agora está surgindo uma nova doença que está afetando varios países, é a chamada de Varíola dos macacos.
De acordo com o ministério da saúde foram confirmafos 3 casos de variola dos macacos no Brasil, as pessoas com esse novo caso são de Santa Catarina, Ceará e Rio grande do Sul.
E o que se sabe desses pascientes é que eles seguem isolados e em recuperação, e para "confirmação" da doença ainda falta alguns exames. O alerta sobre a doença veio em quase uma semana completa após ter o primeiro caso desta doênça na Argentina.
O QUE ESSA DOENÇA CAUSA
Esta doênça pode causar complicações neurológicas, oculares e também respiratórias.
Essa infecção possui sintomas parecidas à varíola humana, a varíola costuma é mais caracterizada por dores musculares, forte febre que rapidamente evolui para bolhas na pele e formação de crostas, com isso a doença pode ser identificada rapidamente. A variola lembra uma catapora, só que mais grave.
Mais uma boa notícias é que os pacientes podem se recuperar na maioria dos casos. E além do aumento dos casos de "variola dos macanos" de acordo com a Organização Mundial da Saúde é improvável que seja uma nova pandemia pelo fato do aumento de casis de "Varíola dos Macacos" como aconteceu com a pandemia de coronavírus.
O total de casos da nova doença "Variola dos macacos" são de 257 casos até agora noticifados e 120 pessoas suspeitas da doença em 23 países.
O QUE É VARIOLA DO MACACO E COMO ELA SE INICIOU?
O Monkeypox virus, embora conhecido como “varíola do macaco” ou também camado de “varíola símia”, é um vírus que infecta principalmente roedores, e os macacos são mais provável os hospedeiros acidentais desta doênça, assim como nois seres humanos, o primeiro caso em pessoas foi registrado no ano de 1970, na República Democrática do Congo.
FONTE 1: Record News
FONTE 2: Secretaria de saúde RS
FONTE 3: Portal Uol
Comments